• (19) 99273-5010

    Estou pronta para conversarmos sobre sua nova alimentação.

  • carolp.nutri@gmail.com
background

Blog

post image

10 dicas para emagrecer definitivamente

A obesidade segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente no Brasil, atingiu-se a marca de 6,7 milhões de obesos. A obesidade é uma doença (CID E66), e está relacionada à diversas doenças, como Diabetes tipo II, cardiovasculares, diversos tipos de câncer, autoimunes, neurodegenerativas e emocionais, dentre muitas outras, além de ser altamente incapacitante fisicamente.

Nos últimos 100 anos, fomos expostos à um ambiente “obesogênico”, no qual temos uma grande variedade de alimentos industrializados, prontos para comer, ricos em açúcar e farinha refinada, gorduras saturadas, sal, aditivos alimentares que aumentam a vida de prateleira desses alimentos e que os fazem altamente palatáveis, ou seja, muito gostosos e quase impossível comer um só, ou uma quantidade pequena. Somado à isso, a obesidade ainda nos conduz ao aumento da nossa inatividade física, pegamos o carro para ir até uma padaria na esquina, nossas atividades de trabalho aumentaram, e fomos negligenciando a importância de dedicar um tempo à atividade física.

O tratamento para obesidade, é multidisciplinar e envolve BASICAMENTE: dieta, exercício físico e psicoterapia. Sem esses 3 pilares, é difícil conseguir e manter resultados, ainda que sejam utilizados remédios, e até mesmo a cirurgia bariátrica. Não existe nenhuma cápsula milagrosa que substitua a alimentação saudável, o gasto calórico através do exercício físico e a saúde emocional, no processo de emagrecimento e saúde.

Por isso, tenha em mente que, a alimentação rotineira precisa ser baseada em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas (os feijões), e boas fontes de proteínas, como peixes e carnes magras e boas fontes de gordura. E isso precisa ser estruturado, nas proporções adequadas no dia-a-dia. Mas entenda que, toda mudança gera um desconforto inicial, mas isso é só inicialmente. O cérebro tem a capacidade de se adaptar à novas rotinas e realidade, e te induzir a gostar disso, mas ele precisa ser exercitado, até que entenda que a nova realidade é segura.

E para te provar isso, observe a reação de um bebê ao entrar em contato com uma banana pela primeira vez. Ele faz várias caretas, tem ânsia de vômito, se recusa a comer. Mas com o tempo e exposto diariamente à banana, ele passa a gostar. Isso nada mais é do que estruturas do cérebro entendendo que aquele alimento era seguro e confortável.

Mas como fazer isso? Você deve estar pensando agora, “eu já tentei, e não consegui”. Isso porque você tentou de forma errada e provavelmente abrupta, indo de 8 ao 80. Mudar a alimentação radicalmente muitas vezes não dá certo, associado, principalmente ao fato de que essa mudança vem com grandes restrições.

E por isso vou te dar 10 dicas de como emagrecer, definitivamente:

1º procure a ajuda de um profissional qualificado, e que você confie.
2º para emagrecer e ter saúde precisamos ter atitudes de protagonista, nada nem ninguém pode fazer isso por você, o nutricionista te dá o mapa, mas é você que percorre o caminho.
3º entenda que para dizer que você não gosta de um alimento, você precisar ter tentado consumi-lo de diversas formas e temperos, em torno de pelo menos 20 vezes.
4º um passo de cada vez, faça pequenas e constantes mudanças em seu dia a dia.
5º ninguém vive de restrição, mas você precisa aprender a falar não para alguns alimentos, para dizer um sim para sua saúde.
6º não existe o “já quê” eu comi muito hoje, vou continuar comendo muito todos os dias. Apenas volte ao normal.
7º cuidado com os falsos saudáveis. Gelatina, bolachinha cream cracker, barrinha de cereal, peito de peru, dentre muitos outros, não são bons alimentos.
8º não se compare. Você pode até se inspirar, mas se comparar com outras pessoas é a fórmula mágica para o fracasso.
9º faça exercícios físicos! Procure algo que goste de fazer, saia do sedentarismo, caminhe, aumente a intensidade e procure orientação profissional.
10º não tenha pressa, você não engordou em 3 meses, não obrigue seu organismo a emagrecer tudo de uma vez. Mas mantenha sempre a constância, não pare!