• (19) 99273-5010

    Estou pronta para conversarmos sobre sua nova alimentação.

  • carolp.nutri@gmail.com
background

Blog

post image

Vegetarianismo, o que você precisa saber?

O vegetarianismo é a prática de abster-se do consumo de um ou mais tipos de alimentos de origem animal, mas principalmente a carne de animais, incluindo aves, peixes e frutos do mar.

Primeiramente, saiba que são várias as subcategorias em relação à essa forma de alimentação, incluindo ovolactovegetarianismo, que inclui ovos e laticínios na dieta, e o veganismo, que exclui todos os produtos de origem animal.

Vegetariano: Sem consumo de carnes (vermelha e branca), peixes e frutos do mar;
Ovolactovegetariano: Não consome nenhum tipo de carne, mas consome leite e derivados, ovos e mel;
Lactovegetariano: não consome carnes de nenhum tipo, nem ovos, mas consome derivado do leite e mel;
Peixetariano: consome apenas peixe em se falando de carne, e leite e derivados, ovos e mel;
Vegetariano Estrito: não consome nenhum tipo de alimento derivado de animais;
Semi-Vegetariano: Consome de 1-3 refeições/semana com alimentos de origem animal. Também chamados de flexetarianos;
Plant based-diet: Dieta baseada em frutas, legumes, tubérculos, grãos integrais e leguminosas na sua forma mais Íntegra; Exclui ou minimiza o consumo de carne (incluindo frango e peixe), produtos lácteos e ovos, e alimentos altamente refinados como farinha branca, açúcar refinado e óleo.

Ser Vegetariano Requer Cuidados

Geralmente o maior erro de quem inicia esse estilo de vida/alimentação porexemplo, é a falta de informação e a falta de nutricionista profissional para guiar este processo. Pois não basta excluir carnes e derivados de leite/ovo, e aumentar a quantidade de batata, ou de alimentos vegetarianos processados.

Obviamente ser adébito do vegetarianismo, sem orientação de um profissional mais tarde irá trazer diversos malefícios, como: Aumento ou diminuição de peso;
Carências nutricionais;
Desenvolvimento de doenças;
Para que isso não aconteça, certamente você irá precisar de um acompanhamento nutricional, com uma dieta rica em nutrientes através dos alimentos e quantidades especificas desses alimentos.
Lembrando que dietas vegetarianas, quando bem planejadas e organizadas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, em qualquer fase da vida.

Trazem inúmeros benefícios à saúde: prevenção e tratamento de doenças como: aterosclerose, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, obesidade. Isso porque são antioxidantes, anti-inflamatórias, melhoram a microbiota intestinal, por serem ricas em fibras, minerais, compostos bioativos e vitaminas.

No entando, para aderir ao vegetarianismo você irá precisar incluir todos os grupos alimentares no seu dia-a-dia, mas principalmente:
Cereais integrais;
leguminosas (feijões);
sementes;
oleaginosas;
hortaliças;
e frutas.

Se você está pensando em se tornar vegetariano, ou já se tornou mas está inseguro, marque sua consulta ou acesse nosso site para miores informações.